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André Carvalhal, Elio Silva, Caio Braz, Paulo Correa e Gabi Mazepa (2) crédito: Raul Aragão / I Hate Flash |
O projeto tem quatro frentes de atuação. As duas primeiras contemplam a incubação de novas marcas e o desenvolvimento de um polo de upcycling - para transformar resíduos ou peças de roupas que seriam descartadas em novos produtos, que deve ser inaugurado no início de 2017. Já as demais contemplam palestras, workshops e bolsas de estudo para a escola de moda da Malha.
A primeira frente lançada é a de incubação de dez marcas, por um período de 12 meses. A seleção dos participantes será feita por edital, e as marcas poderão se candidatar. "Queremos que essas novas marcas se desenvolvam e atuem no mercado de forma consistente e inovadora, promovendo conceitos de sustentabilidade desde a escolha da matéria prima até a embalagem do produto", explica o CEO da C&A e membro do Comitê de Investimentos do Instituto C&A, Paulo Correa. As marcas incubadas terão à sua disposição um espaço para produção e exposição de seus produtos, no estúdio fotográfico Malha, e consultoria, por meio de um processo conduzido com colaboradores da rede de varejo.
Os eventos estão programados para ocorrer a cada dois meses e terão como objetivo gerar discussão e conhecimento sobre assuntos como inovação, produção local e independente, sustentabilidade, moda com propósito, economia colaborativa e outras tendências para o futuro da moda sustentável. A quarta frente desse projeto é o apoio à Escola de Moda da Malha com o desenvolvimento de novos cursos com foco em inovação e sustentabilidade na indústria da moda e bolsas de estudo integrais para capacitar pessoas de comunidade locais para atuar indústria da moda de forma sustentável.
O projeto tem a curadoria da Malha, movimento colaborativo liderado por uma parceria entre Templo (plataforma de empreendedorismo criativo fundada por Herman Bessler) e André Carvalhal, com sede em um galpão em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. A Malha conecta criadores, empreendedores, produtores, fornecedores e consumidores pela construção de uma moda sustentável, colaborativa, local e independente. A iniciativa promove o acesso a meios de produção e estímulo para a troca e cocriação de conhecimentos. "Reunimos em uma mesma comunidade o ecossistema da moda, de forma colaborativa, pela primeira vez, e isso é muito importante", conclui Herman Bessler, da Malha.
Sobre a Malha
A Malha é um movimento por uma moda mais sustentável, colaborativa, local e independente. Somos conectores de um ecossistema de criadores, empreendedores, produtores, fornecedores e consumidores que acreditam em uma nova moda autêntica, geradora, experimental, livre.
Nosso galpão, aberto a todos, funciona como uma sede desse movimento: somos ao mesmo tempo um espaço de coworking e de cosewing, uma comunidade, uma escola e um laboratório de experimentação. Provemos os meios de produção e estimulamos a troca e criação de conhecimento.