Crédito: Levi Fanan












A Pinacoteca, Museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa 
do Estado de São Paulo, inova e lança mais uma iniciativa online,
 o #pinadecasa acústico, um diálogo entre artes visuais e música. 
Para isso, cerca de 45 pessoas, entre artistas, curadoras, curadores, dirigentes
 de instituições culturais, jornalistas, funcionários do Museu, foram convidadas a 
escolher uma obra favorita de arte brasileira e montar uma playlist inspirada
nela que estará disponível no Spotify da Pina.
As obras serão postadas diariamente no instagram do Museu (@pinacotecasp
juntamente com o link para a lista das músicas. Desde 16 de março de 2020, 
quando a Pinacoteca de São Paulo suspendeu temporariamente suas atividades 
presenciais, um novo projeto online de engajamento nas redes sociais foi lançado, 
o #pinadecasa. A partir disso, as ações foram intensificadas nas plataformas 
digitais (site, facebook, twiitter, instagram, youtube e linkedin) apresentando 
conteúdos acessíveis sobre o acervo artístico do museu, lives com profissionais 
internos e convidados, tours virtuais, exposição virtual e conteúdo educativo.
Natural portanto, que passados quase 100 posts, 14 lives, e um público estimado
 de cerca de 300 mil pessoas alcançadas por essas inciativas, o #pinadecasa 
parta para uma segunda fase de conteúdos, desta vez, de forma colaborativa, 
com convidados.
Conectados
Pinacoteca continua ativa em seus canais digitais com o #pinadecasa 
acústico, o tour virtual no site, distância: uma seleção de vídeos e filmes do
 acervo do Museu e conteúdos educativos.
Até dia 29/06, no Instagram, Facebook e Twitter da Pina, uma obra da 
coleção do Museu continua sendo postada diariamente acompanhada de 
curiosidades, dados históricos e explicações dos curadores. Nos stories, o 
espaço é para rever exposições e compartilhar registro de visitas do público.
As lives, que ocorreram todos os sábados no Instagram da Pina (@pinacotecasp), 
continuarão disponíveis no IGTV e no Youtube da instituição. 
E voltarão oportunamente para divulgar novas exposições e ações.
Passados mais de três meses, o resultado de todas essas iniciativas nas redes sociais
 é excelente. Desde que a campanha foi criada em 16 de março, o Instagram da Pina 
ganhou mais de 26 mil seguidores. Nas outras redes, onde as postagens são 
redirecionadas, também houve crescimento, o Facebook, registrou mais de 
11 mil novos fãs e o Twitter mais de mil "followers". As lives já realizadas 
somaram mais de 76 mil visualizações.
Outro êxito são as visitas virtuais. A Pinacoteca de São Paulo possui dois tours 
virtuais, o Tour Virtual 3D, criado pela Startup iTeleport Vivências Virtuais, que está 
disponível no site do museu (www.pinacoteca.org.br). Os acessos a esta plataforma 
este ano já superam 86 mil. Este número é três vezes maior que a totalidade dos 
últimos dois anos (2019 e 2018), onde foram cerca de 24 mil visitas, uma média de 
1000 por mês. Ainda pelo Google Arts and Culture (http://bit.ly/3aG3jFA), é possível 
visitar a coleção.
Neste período, a instituição fez algo inédito e inaugurou, em maio, distância: uma 
seleção de vídeos e filmes do acervo da Pinacoteca, a primeira exposição de
 vídeos e filmes pensada especialmente para os meios digitais. A ação reúne
 cinco trabalhos do acervo que poderão ser vistos até o dia 3 de agosto no site 
www.pinacoteca.org.br. A página já registra mais de 5 mil visualizações.
Ainda no site da Pinacoteca (http://www.pinacoteca.org.br), o público 
pode assistir a um dos espetáculos mais queridos do PinaFamília
PinaCanção - uma história cantada entre pinturas .
A nível global, no Twitter, o Museu participou, de 11 a 17 de maio, do #museumweek
 com 22 posts e revisitou exposições, abordou projetos futuros, exemplificou como a
 tecnologia vem ajudando as instituições durante o confinamento social, prestou 
homenagens aos heróis nesta quarentena. Para isso mostrou que a iluminação 
externa da Pina ficará na cor verde até o fim da pandemia em referência aos 
profissionais de saúde. A nível nacional, na semana seguinte, de 18 a 22 de maio,
 participou da 18° Semana de Museus com posts e live no Facebook sobre igualdade, 
diversidade e inclusão, em referência ao tema do evento este ano, coordenado pelo
 Ibram (Instituto Brasileiro de Museus).
O Museu permanece promovendo conhecimento, debates, entretenimento e arte, 
auxiliando no confinamento social de quem está e pode ficar em casa. 
A instituição segue as orientações do Governo do Estado e dos órgãos 
oficiais de saúde. Todas as ações estão alinhadas com a inciativa #culturaemcasa
 da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.


Gostou ? Compartilhe!
Comentários:
0

Comente pelo Blogger !