A pesquisadora norte-americana Cynthia Rosenzweig, uma das maiores autoridades da Universidade de Columbia e da NASA, além de co-diretora da Rede de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Urbanas (Urban Climate Change Research Network) participou, na última semana, de reuniões com especialistas internacionais sobre as mudanças climáticas e o impacto nos centros urbanos. Rosenzweig esteve na PUC-Rio e também no Centro de Operações Rio (COR) a fim de conhecer o equipamento da Prefeitura do Rio que é referência internacional em resiliência e conversar com integrantes do COR.
Cynthia Rosenzweig e Marcus Belchior no Centro de Operações Rio, na Cidade Nova |
Os encontros no Rio elucidam a urgência da discussão global à medida em que o próximo Relatório Especial sobre Cidades do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) entra em foco, com reunião programada para abril, na capital da Letônia.
Os especialistas internacionais elencaram cinco medidas urgentes para mitigar os efeitos das mudanças climáticas em grandes centros. São elas:
1 – Criar ações nas cidades para mudança de mentalidade sobre as mudanças climáticas;
2 – Promover formas inovadoras de conectar, dos bairros às regiões metropolitanas, sistemas de alerta e avaliações de risco;
3 – Alinhar e coordenar os atores da cidade, investimentos e políticas regulatórias;
4 – Colaborar para a criação de indicadores, métricas, ferramentas de monitoramento e tecnologias de detecção ambiental;
5 – Realizar ações climáticas na vizinhança, testando conceitos inovadores que unam as prioridades comunitárias e a ciência climática.