Atividade será na Praça da Moça, na manhã do dia 2 de abril, com frutas da estação, atividades recreativas, apresentação musical e práticas integrativas
![]() |
Crédito: Prefeitura de Diadema |
Para marcar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Diadema organiza o “Piquenique com cores e sabores” na Praça da Moça. A atividade será na quarta-feira, 02 de abril, das 10h às 12h, e é aberta a todos os interessados.
O piquenique contará com frutas da estação, mas os participantes podem levar alimentos de sua preferência. Também serão realizadas atividades recreativas e lúdicas para reforçar a importância de um desenvolvimento saudável e do aprimoramento das habilidades sensoriais. Também haverá apresentação musical e práticas integrativas, com auriculoterapia.
A ação é conjunta entre as secretarias municipais da Saúde, Esporte e Lazer, Cultura, Mobilidade e Transportes, Segurança Cidadã, Comunicação, além da Segurança Alimentar.
Abril Azul
Além do dia mundial, o Abril Azul é o mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado pelo desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits de comunicação e na interação social, padrões de comportamento repetitivos e estereotipados.
Os sinais podem ser identificados nos primeiros anos de vida e o cuidado com terapias e acompanhamento adequados podem proporcionar autonomia e qualidade de vida funcional.
Em Diadema, a rede municipal de saúde atua com a Linha de Cuidado TEA. A porta de entrada para o atendimento são as UBSs e os pais ou responsáveis podem procurar os CAPSs para avaliação. Cada caso é analisado na sua individualidade, a partir das demandas apresentadas.
RAPS
A Rede de Apoio de Atenção Psicossocial (RAPS) de Diadema é composta por cinco CAPS, sendo três deles destinados a adultos com sofrimento psíquico severo e persistente, com funcionamento 24 horas e referenciado por região (Sul/Oeste, Leste e Norte); um Álcool e Drogas e um Infanto Juvenil; 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Espaço Colmeia (de inclusão social/geração de trabalho e renda), dois Serviços de Residência Terapêutica (SRT), um Consultório na Rua I e uma enfermaria de retaguarda de saúde mental no Hospital Municipal e psiquiatras 24 horas na porta da urgência e emergência.