Em abril, a Japan House São Paulo apresenta uma programação para todos os gostos, com atividades ligadas às exposições em cartaz “Princípios japoneses: design e recursos” e “A vida que se revela”, rodas de conversas sobre obras da literatura japonesa, e oficinas para todos os públicos.

Crédito: Japan House São Paulo


Pensando em proporcionar uma melhor experiência aos visitantes e evitar a necessidade de chegar com muita antecedência à JHSP para retirada de senha, a participação das sessões e atividades presenciais e gratuitas estão com uma nova dinâmica: agora os acessos acontecem a partir da validação de QRCode disponibilizado ao final da inscrição virtual na plataforma Hoppin, evitando esperas e filas. Mais informações sobre as inscrições estão disponíveis no site da instituição.

Abrindo a programação do mês, a JHSP promove visitas mediadas à exposição “A vida que se revela”, que acontecem nos dias 9, 23 e 30 de abril, às 11h e às 15h; no dia 15 às 15h; e nos dias 12 e 26 de abril, às 11h. Durante as atividades, os participantes poderão conhecer mais sobre os trabalhos sensíveis das fotógrafas Tokuko Ushioda (1940) e Rinko Kawauchi (1972), que retratam seus cotidianos familiares de forma poética ao longo dos anos. As imagens presentes na exposição em cartaz no segundo andar da instituição, que foi prorrogada até 4 de maio, foram destaque no Festival Internacional de Fotografia KYOTOGRAPHIE 2024, reconhecido como um dos mais prestigiados eventos do gênero no Japão.

Em abril os visitantes também podem conhecer mais detalhes sobre a exposição Princípios japoneses: design e recursos, em cartaz no andar térreo, até 4 de maio. Nos dias 3, 10, 17 e 24 de abril, a equipe do Educativo da JHSP realiza sessões às 11h e às 15h; e no dia 19, às 11h. Durante as visitas, os participantes poderão explorar os 16 projetos voltados para a sustentabilidade e o máximo aproveitamento de recursos e materiais, feitos por 14 criadores japoneses. Também serão abordadas iniciativas de valorização de técnicas tradicionais nipônicas, como o bashōfu (tecido feito a partir da fibra de bananeira), o aizome (técnica de tingimento natural com índigo) e o kayabuki (tradicionais telhados de casas japonesas feitos comumente de palha), além da importância do elemento mottainai na cultura japonesa, que pode ser traduzido como o “não desperdício” e norteia todo o conceito da exposição.

A exposição também apresenta ao público a “Paper Log House”, projeto do arquiteto japonês vencedor do prêmio Pritzker 2014 Shigeru Ban, pensada para servir como habitação temporária em situações emergenciais, como em casos de desastres naturais. Construída em colaboração com estudantes e voluntários, utiliza materiais de fácil acesso como tubos de papelão, madeiras e engradados de plástico. A versão apresentada na área externa da JHSP é baseada no modelo construído em Kobe após o Grande Sismo de Hanshi-Awaji de 1995.

Seguindo os exemplos presentes na mostra o Restaurante Aizomê, no segundo andar da JHSP, criou uma versão do korokke (croquete japonês) utilizando o okara, resíduo muito saboroso e rico em nutrientes obtido no processo de fabricação do tofu a partir do leite de soja, e que usualmente é descartado. A receita une os conceitos do mottainai com a valorização dos ingredientes disponíveis, propondo a utilização integral dos alimentos.

Para os amantes da fotografia e das artes cênicas, a dica é participar da “Experiência A vida que se revela: Corpo, Imagem, Histórias”, no dia 5 de abril, às 10h30. Aqui o público é convidado a refletir sobre as fotografias da mostra “A vida que se revela”, por meio de práticas do teatro e da dança em um evento imersivo, compartilhando histórias a partir dos temas capturados nas imagens de Rinko Kawauchi e Tokuko Ushioda. Para participar da oficina presencial, é necessário realizar inscrição prévia pelo Hoppin.

Para as crianças, a JHSP oferece a “Oficina Infantil Shiori Ningyo: boneca de papel”, no dia 6 de abril, às 11h e às 14h. Nesse encontro, a equipe do Educativo irá contar para os pequenos mais detalhes sobre as delicadas bonecas de papel “Shiori Ningyo”, utilizadas na decoração de cadernos e como marca-páginas. Os participantes também aprenderão a criar suas próprias bonecas, explorando padrões coloridos e formas, enquanto descobrem mais sobre essa figura da cultura japonesa. Para participar da experiência presencialmente, é necessária inscrição prévia pelo Hopping.

No dia 13 de abril, às 10h30, 10h50, 11h10, 11h30, 14, 14h20, 14h40 e 15h, a JHSP promove uma “Gincana do Arroz”, convidando crianças de todas as idades a conhecerem mais sobre o ciclo do arroz e do conceito mottainai. No Japão, cada parte do arroz tem um uso: os grãos alimentam, a palha pode ser usada para fazer telhados, e até sua casca pode ser reaproveitada em tingimentos. Para participar da experiência presencialmente, é necessária inscrição prévia pelo Hoppin.

Já para os amantes dos quadrinhos japoneses, a JHSP convida para mais uma edição do Ciclo de Mangá, que acontece no dia 12 de abril, a partir das 15h. Esse mês, o bate-papo abordará os detalhes da obra “Diário de uma cidade litorânea”, escrito e ilustrado por Akimi Yoshida, que narra a história de três irmãs que vivem juntas e, após a morte do pai, precisam aprender a conviver com a meia-irmã mais nova recém-chegada. A história aborda temas sobre o cotidiano japonês e sobre as pequenas mudanças na vida, e traça uma narrativa delicada sobre laços familiares. A atividade é recomendada para maiores de 16 anos. Para participar da experiência presencialmente, é necessária inscrição prévia pelo Hopping.

Ainda dentro do universo literário do Japão contemporâneo, a JHSP realiza o Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um, no dia 24 de abril, às 19h. Sob mediação da diretora cultural da JHSP, Natasha Barzaghi Geenen, e do editor da revista literária Quatro Cinco Um, Paulo Werneck, o bate-papo irá discutir detalhes da obra “Neve de Primavera, primeiro volume da tetralogia “Mar da Fertilidade”, do escritor Yukio Mishima. A história acompanha o jovem aristocrata Kiyoaki Matsugae em sua transição entre a escola e a faculdade, nos momentos finais da era Meiji e iniciais da era Taisho. A narrativa aborda temas recorrentes na ficção japonesa moderna, como questões de classe, religião, a ocidentalização e o contato com o estrangeiro, além de relacionamentos, amor, e diferenças geracionais causadas pelas guerras. Para participar da atividade virtual de qualquer lugar do mundo, é necessário realizar uma inscrição prévia gratuitamente pela plataforma Sympla. Todos os participantes do Clube podem adquirir o livro com 30% de desconto pelo site da Estação Liberdade usando o cupom JHSP451ABR25, válido até 26 de abril de 2025.

Para os amantes das artes manuais, o representante da Tsutsumi Asakichi Uruchi, empresa especializada na manufatura da laca japonesa (urushi), Takuya Tsutsumi, e o shaper e professor de marcenaria japonesa, Rodrigo Matsuda, ministram o Workshop de Hashi com acabamento em Urushi no dia 22 de abril, em duas sessões: às 10h30 e 15h30. Aqui o público poderá conhecer em detalhes essa resina natural, extraída da árvore da laca e nativa do continente asiático, que é utilizada há mais de 10 mil anos para envernizar utensílios e objetos de decoração de forma sustentável. Ao final da atividade, os participantes aprenderão o método fuki urushi (polimento com urushi), colocando em prática no acabamento de um hashi de madeira que poderão levar para casa. Para participar da experiência presencialmente, é necessário realizar inscrição prévia pelo Hopping.

Encerrando a programação do mês, no dia 24 de abril, às 17h, a JHSP recebe o vencedor do 1° Masterchef Confeitaria Cesar Yukio durante a Palestra Viagem Sensorial com Cesar Yukio: Como a comida japonesa conta histórias e conecta pessoas. Durante o bate-papo, que acontece de maneira híbrida com transmissão pelo Youtube da Japan House SP, o Chef abordará assuntos como a adaptação de pratos japoneses no Brasil, as diferenças culturais e regionais que influenciam a culinária, e sua experiência como convidado do governo japonês pelo Programa de Convite ao Japão para os Descendentes de Japoneses da América Latina. Após a palestra, Cesar Yukio estará disponível para assinar o livro de sua autoria “Do Mundo ao Japão: Segredos da Confeitaria Yogashi”. Para participar da experiência presencialmente, é necessário realizar inscrição prévia pelo Hopping.

Serviço: 
Japan House São Paulo 
Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP  
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Entrada gratuita. Reserva online (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/  

Exposição “A vida que se revela”
Período prorrogado até 4 de maio de 2025

Exposição “Princípios japoneses: design e recursos”
Período: até 4 de maio de 2025

Visitas mediadas à exposição A vida que se revela (presencial) 
Quando: 9, 23 e 30 de abril, às 11h e às 15h; 16 de abril, às 15h; e 12 e 26 de abril, às 11h
Local: segundo andar da JHSP
Gratuito sem necessidade de inscrição prévia

Visitas mediadas à exposição Princípios japoneses: design e recursos (presencial) 
Quando: 3, 10, 17 e 24 de abril, às 11h e às 15h; e 19 de abril, às 11h
Local: andar térreo da JHSP
Gratuito sem necessidade de inscrição prévia

Experiência A vida que se revela - corpo, imagem, histórias (presencial)
Quando: 5 de abril, às 10h30

Duração: 120 minutos
Classificação indicativa: a partir dos 14 anos
Gratuito mediante inscrição prévia pelo Hopping. Vagas limitadas.

Oficina infantil Shiori Ningyo: boneca de papel (presencial)
Quando: 6 de abril, às 11h e 14h

Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: crianças entre 4 e 12 anos acompanhadas por adultos
Gratuito mediante inscrição prévia pelo Hopping. Vagas limitadas.

Ciclo de Mangá (Presencial)
Diário de uma cidade litorânea, de Akimi Yoshida
Quando: 12 de abril, às 15h

Duração: 90 min
Vagas limitadas. Participação mediante inscrição prévia pelo Hopping.
Participantes até 15 anos de idade devem estar acompanhados por um adulto responsável.

Gincana do Arroz (presencial)
Quando: 13 de abril, às 10h30, às 10h50, às 11h10, às 11h30, às 14, às 14h20, às 14h40 e às 15h

Duração: 45 minutos
Classificação indicativa: crianças entre 4 e 12 anos acompanhadas por adultos
Gratuito mediante inscrição prévia pelo Hopping. Vagas limitadas.

Workshop de Hashi com acabamento em Urushi (presencial)
Quando: 22 de abril, às 10h30 e 15h30

Duração: 120 minutos
Classificação indicativa: a partir de 16 anos. Como a manipulação do urushi requer cuidados específicos, nesta oficina não serão admitidas crianças nem mesmo como acompanhantes.
Vagas limitadas. Participação gratuita mediante inscrição prévia pelo Hopping.
 
Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um (online)
Neve de Primavera, de Yukio Mishima
Quando: 24 de abril, às 19h

Duração: 90 min
Gratuito mediante inscrição obrigatória prévia no site
Vagas limitadas.
Transmissão via plataforma Zoom. Acesso liberado aos inscritos via e-mail.  
Participantes do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um têm 30% de desconto na compra do livro pelo site da Estação Liberdade usando o cupom JHSP451ABR25, válido até 26 de abril.

Palestra Viagem Sensorial com Cesar Yukio: Como a comida japonesa conta histórias e conecta pessoas
Quando: 24 de abril, às 17h

Duração: 60 min
Gratuito mediante inscrição obrigatória prévia no Hopping.
Transmissão simultânea via Youtube
Todas as atividades do Educativo da JHSP contam com incentivos do ProAC, Programa de Ação Cultural, lei de incentivo à cultura do estado de São Paulo.

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP):
A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de 48 exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de 3,5 milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações.

Confira as mídias sociais da Japan House São Paulo 
Site: https://www.japanhousesp.com.br     
Instagram: https://www.instagram.com/japanhousesp      
Twitter: https://www.twitter.com/japanhousesp    
YouTube: https://www.youtube.com/japanhousesp    
Facebook: https://www.facebook.com/japanhousesp    
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/japanhousesp


Gostou ? Compartilhe!
Comentários:
0

Comente pelo Blogger !