Crédito: Zoo Parque Itatiba












Aves e algumas espécies de mamíferos recebem a guloseima nos dias mais quentes como medida de enriquecimento ambiental

O verão começou em dezembro com altas temperaturas, causando desconforto não apenas nos humanos, mas também nos animais. A previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC-INPE) é de que, neste ano, as temperaturas fiquem acima da média histórica no Brasil, que é de 31.5°C, entre os meses de dezembro a fevereiro, por consequência da formação do fenômeno El Niño. Neste período, visando o bem-estar dos animais que estão sob seus cuidados, o Zooparque Itatiba adota como medida especial o enriquecimento ambiental, que inclui a introdução de picolés e sorvetes no cardápio de determinadas aves e mamíferos, para ajudá-los a se refrescarem nos dias mais quentes.
De acordo com a bióloga Camila Piovani, coordenadora do Departamento de Biologia e Educação do Zooparque, os enriquecimentos promovem estímulos nos animais para que possam realizar comportamentos naturais de cada espécie, promovendo seu bem-estar. Nos dias mais quentes, felinos, primatas e algumas aves recebem um picolé ou sorvete preparado com seu alimento preferido para espantarem o calor, assim ficam mais ativos e se exercitam mais ao longo do dia. O picolé não substituiu sua alimentação regular, funciona como um complemento. Os tigres siberianos, por exemplo, recebem picolés feitos de sangue e pedaços de carne; as aves recebem a guloseima com frutas.
O cuidado com o bem-estar dos animais vai além do enriquecimento adotado no verão. Todos os animais do plantel têm em seus recintos área sombreada. A área coberta pode ser artificial, como quiosques e abrigos construídos, e também o sombreamento natural, já que o Zooparque está localizado no meio de um fragmento de Mata Atlântica e os recintos recebem muita sombra fresca das árvores. Além disso, os animais possuem nos recintos tanques de água fresca nos quais podem se refrescar a qualquer hora do dia. A alimentação também é adequada para o período do verão, incluindo frutas típicas da estação, que além de terem muitos nutrientes possuem grande quantidade de líquido. "Devido aos cuidados especiais, o zoo nunca teve nenhum caso de complicação com a saúde dos animais no período do verão", afirma Camila.

PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS
A programação de férias do Zooparque Itatiba vai até o dia 2 de fevereiro e conta todos os dias Minizoo, trilhas temáticas, Encontro Animal e alimentação dos animais. De quarta-feira a domingo a programação ainda inclui o Espaço Kids e a Hora Animal, uma apresentação dos profissionais do zoo no anfiteatro com a participação dos animais embaixadores da instituição (que são os que participam das atividades de educação ambiental, como cobras, aves e determinados mamíferos). Informações sobre preços e programação podem ser obtidas nas redes sociais e no site no Zooparque.

SOBRE O ZOOPARQUE
O Zooparque Itatiba surgiu do sonho de dois empresários europeus criadores de aves e amantes da natureza. No final da década de 80, foi inaugurado como um criadouro conservacionista, chamado de Paraíso das Aves. Em 1994 a infraestrutura foi adaptada para receber novas espécies, de diferentes classes e regiões do mundo, passando, então, a funcionar como zoológico.
Com 500 mil metros quadrados de área verde, sendo grande parte inserida em um fragmento de Mata Atlântica, o Zooparque Itatiba é considerado um dos maiores e mais conceituados zoológicos particulares do País. São mais de 1.200 animais, de 180 espécies, tanto nativas como exóticas, dispostos ao longo de uma trilha de 3km em meio à natureza, com destaque para os rinocerontes - a maior família de rinocerontes brancos do Brasil -, animal símbolo do Zooparque.
O zoo tem um núcleo de educação que desenvolve a conscientização com os visitantes, escolas e grupos, e participa de inúmeros projetos de conservação em parcerias com universidades e institutos.


Gostou ? Compartilhe!
Comentários:
0

Comente pelo Blogger !