Pelos e sujeira espalhados pela casa são algumas das reclamações de quem possui pets em casa. No entanto, a higiene dos ambientes é também uma questão de saúde, já que a presença de animais pode favorecer o desenvolvimento de doenças. Confira as recomendações do biomédico e microbiologista Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria, sobre este tema

Crédito: Divulgação \ Dr. Bactéria



Quem possui animais de estimação em casa sabe que manter o ambiente limpo, organizado e cheiroso é um desafio. No entanto, não é preciso abrir mão de conviver com os pets para conseguir uma casa bem higienizada e segura para a saúde de todos, inclusive dos animais. Segundo o biomédico e microbiologista Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria - embaixador da EsfreBom, marca Bettanin - existe uma série de doenças que podem ser provocadas pela presença dos animais (como sinusite, rinite, asma, giardíase e toxoplasmose), mas garantir um ambiente limpo é relativamente fácil, especialmente se utilizar os produtos e utensílios corretos. Confira as dicas de limpeza e sugestões de produtos do especialista:

Atenção aos produtos utilizados!"Antes de começar a limpar a casa, lembre-se que você tem um animal de estimação. Portanto, nunca use água sanitária e cloro nos locais onde o pet circula, pois esses produtos podem causar dermatite de contato na patinha e pele dele," explica. A sugestão do especialista é que os proprietários olhem sempre a composição dos produtos químicos na embalagem para se certificarem que não causará danos. "Produtos que levam amônia em sua composição também devem ser evitados, pois o cheiro estimula o cãozinho a urinar nos locais onde essa substância foi utilizada."

Adeus cheiro ruimMesmo com a higiene do pet em dia, o odor do animal costuma predominar na maioria das casas. Para eliminar o cheiro, o Dr. Bactéria recomenda uma solução prática e eficiente: "Em um balde, misture nessa sequência: 1 litro de água, ¼ copo de álcool, 1 colher de sopa de bicarbonato, ½ copo de vinagre branco e 1 colher de amaciante. Coloque em um borrifador e utilize nos locais onde o cheiro está mais forte." Depois disso, para manter o odor agradável dos ambientes, opte por aromatizantes de ar com fragrâncias suaves.

Limpando o xixi do lugar indevidoMesmo os cães mais adestrados, vez ou outra, podem urinar no lugar errado. "Para limpar o xixi utilize um papel toalha ou pano para tirar o excesso do líquido. Depois, borrife a mistura caseira para higienizar e eliminar o cheiro forte."

Sem pelos pela casaPelos podem provocar ácaros que, somados à sujeira habitual da casa, aumentam a possibilidade de crises alérgicas - nos proprietários e nos pets, podendo também provocar doenças respiratórias e alérgicas. Gatos, especialmente os mais velhos, costumam soltar muitos pelos por toda a casa. Quanto aos cachorros, isso ocorre especialmente nas épocas de troca de pelagem. Para atenuar o problema, uma dica é manter sempre tosados e bem escovados.

"Quando os pelos estão por todo o chão da casa, para realmente eliminá-los, é importante evitar varrer o local, o que estimularia a suspenção dos mesmos pelo ar. No chão, utilize um bom mop e panos de microfibra nos móveis, pois ambos retém a sujeira, mesmo as micropartículas, e evitam que o pelo seja transferido de um local para outro. Aspiradores de pó também são boas opções, especialmente para quantidades maiores de pelos. Para finalizar, utilize os rolos adesivos para limpar o sofá, por exemplo, e outras superfícies."

Roupas de cama e utensíliosPara os donos que permitem que seus pets fiquem em camas é importante realizar a troca de fronhas, lençóis e cobertores duas vezes por semana. A caminha do pet também deve ser higienizada com a mesma frequência. Quanto aos utensílios utilizados por ele, como pratinhos e brinquedos, a limpeza deve ser diária.

Dicas de Produtos Dr. Bactéria
Noviça Rolo Adesivo: Deixa as roupas sempre com jeito de nova, sem pelos animais, poeiras ou fios de cabelo, de forma rápida e muito prática. Possui cabo reutilizável e prático para troca de refil que é de fácil encaixe no suporte.
Noviça Mop Sekito: Desenvolvido com espuma de alta absorção que lava e seca, retém toda a sujeira da superfície, liberando-a quando imerso novamente em água. Sua alavanca retira o excesso de água do mop e protege as mãos do contato com produtos químicos. Sua espuma macia retém pelos e cabelos, além de proteger o piso.
Wipes Panos Umedecidos EsfreBom Multisuperfícies: Limpa, perfuma e repele a poeira. Disponível na fragrância Lavanda, não deixa manchas, reduz a aderência de pó nas superfícies e possui fórmula de silicone, que forma uma película protetora que repele a poeira. É ideal para limpeza de pisos, azulejos, box, inox, pias e móveis.
Panos Alta Performance EsfreBom: Produzidos com 100% microfibra, têm capacidade especial de limpeza, pois a sujeira extraída é completamente absorvida. Outro diferencial é que a microfibra "agarra" a sujeira, mesmo pequenas partículas, evitando que a poeira ou sujeira seja espalhada. Os tecidos e texturas ainda realçam o brilho de várias superfícies sem a necessidade de produtos químicos.
Noviça Sense Difusor Varetas 100mL: Além de perfumar, seu frasco exclusivo foi desenvolvido para colorir e decorar o ambiente. Oferece varetas de bambu, que possuem a porosidade ideal para levar a fragrância do frasco até a ponta das varetas, deixando o ambiente perfumado.

Noviça Sense Aerossol 360ml: Oferece alto desempenho e com excelente poder de dissolução, faz com que todo o vapor da fragrância se dissolva no ar sem gerar respingos. Disponível nas versões Lavanda Francesa, Carinho de Mãe e Essência do Campo, é ideal para ambientes de médio e grande porte como banheiros, quartos, salas e escritórios.


Gostou ? Compartilhe!
Comentários:
0

Comente pelo Blogger !