Sócios proprietários dos restaurantes de Sorocaba, São Carlos e Itu estão entre os 84% que começaram a carreira em funções como atendente ou auxiliar de limpeza
Uma das características mais marcantes do Outback Steakhouse é o atendimento intimista oferecido aos clientes, tornando a ida aos restaurantes uma experiência que vai além da refeição. A marca revela seu segredo para manter o padrão de excelência nas 174 unidades distribuídas em 77 cidades do Brasil: treinamento e desenvolvimento constante de mais de 12 mil colaboradores. O Outback trabalha com o modelo de sociedade, ao invés de franquias. Com um plano de carreira bem estruturado, a empresa se orgulha em dizer que 84% dos sócios proprietários iniciaram a carreira como recepcionistas, atendentes de restaurante ou bar e auxiliares de cozinha e limpeza.
Tendo seus nomes estampados na porta dos restaurantes, os sócios das unidades inauguradas recentemente em Sorocaba, São Carlos e Itu iniciaram a carreira na operação. Resultado de muito esforço e excelente desempenho, os três foram crescendo e galgando cargos em restaurantes da marca até serem convidados a terem um “Outback para chamar de seu”. E estão muito felizes com a conquista.
Peter Rogério Mendes, à frente do Outback Pátio Cianê Shopping, segunda unidade sorocabana da rede inaugurada em julho, começou como atendente de restaurante. “Minha história no Outback começou em 2010, no restaurante do Parque Dom Pedro, em Campinas, onde fui contratado como atendente. De lá para cá, passei para outras funções, como treinador, assistente de gerente e gerente, tendo atuado também na unidade do Iguatemi Campinas. Com meu esforço e a vontade de crescer, acabei sendo escolhido como sócio proprietário do restaurante do Pátio Cianê. Estou muito realizado e esperançoso com esse desafio. Só posso dizer que é a realização de um sonho”, relembra Peter.
Atual sócio proprietário do Outback Iguatemi São Carlos, também aberto ao público em julho, Marcos Vinícius Pessoa iniciou sua trajetória como auxiliar de limpeza. “Entrei no Outback em 2002, na unidade Anália Franco, em São Paulo. Me destaquei como auxiliar de limpeza e rapidamente fui promovido a atendente de bar. Pouco tempo depois, surgiu a oportunidade de seguir plano de carreira na cozinha, onde passei por todas as funções e comecei a atuar como treinador. Em 2012, fui para o restaurante que estava sendo inaugurado em Guarulhos e mais uma vez fui ganhando novas promoções, até que recebi o convite para comandar a casa de São Carlos. É uma grande alegria e realização por tudo o que conquistei na empresa”, conta Marcos.
No comando da casa do Plaza Shopping Itu, inaugurada em agosto, Eduardo Grecchi foi contratado para o atendimento às mesas. “Em 2013, eu havia acabado de retornar ao Brasil após morar nove anos na Inglaterra e vi uma reportagem sobre o processo seletivo para formação da equipe do Outback que seria inaugurado no Iguatemi Esplanada, em Sorocaba. Eu ainda não conhecia o Outback, mas já tinha alguma experiência na área. Me candidatei e fui contratado como atendente. Apenas cinco meses depois já tive a minha primeira promoção, até chegar a gerente da unidade, cargo no qual estava quando fui convidado a comandar o restaurante que seria inaugurado em Itu. Tenho muito orgulho da minha trajetória e quero traduzir todo o meu agradecimento em excelentes resultados para o mais novo Outback do interior paulista”, afirma Eduardo Grecchi.
O caminho para o crescimento
Com um perfil diverso e inclusivo, a Bloomin’ Brands — holding que reúne as marcas Outback, Abbraccio e Aussie no Brasil — se destaca por seu compromisso com o desenvolvimento contínuo de seus colaboradores. A empresa oferece oportunidades para pessoas com mais de 18 anos, que tenham concluído o ensino médio ou técnico, mas, acima de tudo, valoriza características como dedicação, dinamismo e o desejo de crescer.
Para sustentar esse crescimento, a companhia desenvolveu um robusto sistema de treinamento através da Bloomin’ Academy, sua universidade corporativa, que capacita os profissionais desde o primeiro dia de atuação. “Nosso foco não está na formação prévia ou experiência anterior. O que realmente valorizamos é o perfil hospitaleiro, que é cultivado e fortalecido desde o início da jornada do colaborador conosco”, afirma Melissa Casagrande, diretora de Excelência Operacional da Bloomin’ Brands.
A estratégia de formação é essencial para manter os padrões operacionais em todo o país, além de sustentar o crescimento consistente do negócio ano após ano. O treinamento é híbrido e adaptado a cada função, oferecendo trilhas de aprendizagem personalizadas para cada etapa da carreira. “Desde a entrada, o colaborador tem acesso a uma jornada de crescimento contínuo, que pode levá-lo até a posição de sócio proprietário. Esse incentivo faz parte da nossa cultura, e temos uma alta porcentagem de sócios que começaram na operação", complementa Melissa.
O processo de desenvolvimento conta também com o programa BTrainer, que forma líderes e garante a manutenção dos padrões em todas as unidades. Os treinadores são responsáveis por aplicar essa cultura em suas equipes locais e, muitas vezes, participam da abertura de novos restaurantes pelo Brasil. A cada nova posição assumida, o colaborador recebe um novo pacote de conteúdos e competências, reforçando sua qualificação para funções de liderança. Esse ciclo de desenvolvimento pode durar de oito meses a um ano, preparando profissionais para assumirem posições de liderança e até mesmo a sociedade no negócio.
“Nossa metodologia acompanha o movimento atual, utilizando mídias digitais e práticas de gamificação para engajar e desenvolver nossos talentos. Assim, oferecemos todas as condições para que nossos colaboradores alcancem o crescimento profissional que desejam, criando uma conexão sólida entre a formação e o sucesso do negócio”, finaliza a executiva.
Sobre o Outback Steakhouse
O Outback Steakhouse possui 174 restaurantes no Brasil e está presente em 77 cidades, 22 estados brasileiros e no Distrito Federal. No mundo está em 23 países nas Américas, Ásia e Oceania. O primeiro restaurante no País foi inaugurado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1997. Com seus cortes de carne especiais e aperitivos icônicos como a Bloomin' Onion, o Outback caiu no gosto do brasileiro pela qualidade e sabor marcante da sua culinária, somados à descontração no atendimento e às instalações aconchegantes. Inspirado na Austrália, o restaurante enfatiza vários aspectos da cultura australiana, como esporte, pontos turísticos, paisagens icônicas, tradições e lazer.