Prefeito Juvenil Cirelli (á esquerda) com os três chefs da Festa Ítalo Crédito: Cris Dani Yamamoto |
Nesse final de semana (dias 27, 28 e 29), a Prefeitura de Salto, em parceria com a MPR Eventos, realizará no Pavilhão das Artes, a 20ª Festa Ítalo-Saltense, que contará com diversas atrações artísticas e gastronômicas na cidade. Durante a coletiva do dia 18 Maio, no Restaurante "Na Fazenda",estavam presentes: o secretário de Cultura, Marcos Pardim, prefeito Juvenil Cirelli, vice-prefeita Jussara Vilaça, Odair Peron (Associação Italiana Giuseppe Verdi), e dos renomados chefes Carlos Soares, Juan Soares e Denis Corazza, que falaram sobre a gastronomia escolhida para esse ano.
Esse ano, a Festa Ítalo, foi conduzida de maneira diferente em relação ao ano passado. Segundo Marcos Pardim, o secretário da Cultura, enfatizou “Desde o fim do ano passado pedimos aos presidentes da Associação Italiana e da Associação Emiliano-Romagnola, para sermos parceiros na festa. Construímos a festa conjuntamente. No ano passado, nós tivemos a ideia da parceria dos foods trucks. Neste ano, foram algumas entidades que pediram”.
Chef Denis Corazza prepara um risoto Crédito: Cris Dani Yamamoto |
Segundo o chef Carlos Soares, que integra a Federação Italiana Cook da América Latina e que representa do Brasil com seu buffet em olimpíada, virá a festa pela primeira vez com o seu filho, Juan Soares. Já o chef, Denis Corazza, espera que essa edição seja melhor que a outra.
Questionado sobre um outro local, para ser realizado o evento, para não atrapalhar o trânsito o prefeito Juvenil Cirelli, ressaltou "Hoje, não haveria possibilidade de fazer no Buracão, pois não tem acessibilidade para todos, no ginásio na parte do campo, não tem espaço suficiente no entorno. Uma ideia seria a construção de um novo espaço para eventos, mas ficaria fora de mão e afastado da cidade, assim seria uma ideia para a próxima gestão realizar"
Sobre a programação, o evento terá início às 17h, porém a abertura oficial será às 19h, seguida por apresentações da Faces Ocultas Cia de Danças, Grupo Folklorístico Stella Bianca e Banda Livre Acesso.
No dia, 28, a festa começará às 12h. Nesta data, o público poderá prestigiar os seguintes shows: corais da cidade (Canto da Terra, Melhor Idade, Vozes Afro e Associação Giuseppe Verdi com União Musical Gomes-Verdi), tenor Humberto Vitalle, Kombo Instrumental Conservatório e Mix Musicale.
No último dia, 29, a festa terá início novamente às 12h e no decorrer da tarde e noite, apresentações do músico Tatângelo, de grupos de dança da cidade (Construção 7, Girassol, Marisa Gil, Paulo Matulevícius e Viviane Guerrero) e do Art Trio Castellari.
Risoto e Espaguetada á Bolonhesa foram feitos para degustação da imprensa Crédito: Cris Dani Yamamoto |
A variedade de produtos gastronômicos será a marca da festa. Além das diversas barracas/tendas, o evento terá também foods trucks. Com opções, de: Chef Carlos Soares - Espaguetada à bolonhesa, Nhoque ao Sugo, Capeletti in Brodo; Chef Juan Soares - Lanche de Leitão e Polenta mole; Chef Denis Corazza - Risoto e Pizza; Chef Herman Food – Burguer de Polpetone; Delícias do Mercadão - Lanche de Mortadela; Truck Firoco Drinks - Soda Italiana; Truck Rolando: Churrinho; Truck Makkarrão: Masssas em geral; Truck Cannoli; Tenda Casa da Criança – Porquetta; Tenda Amigos do Conservatório – Queijo, Vinho e Polenta; Tenda Anibras – Chopps.
Entidades - Em comum acordo com entidades beneficentes do município, 10% da arrecadação com as vendas dos food trucks e barracas coordenadas pela MPR Eventos será destinada para sete instituições - Associação Afro Saltense, Ponto de Cultura Barros Jr., Adefis (Associação dos Deficientes Físicos de Salto), Associação Italiana Giuseppe Verdi, Projeto Divino Salvador, Aspas (Associação Saltense de Pais e Amigos dos Surdos) e Associação de Educação do Homem de Amanhã (Guardinha).