Privatizada há 7 anos  a Rodovia do Açúcar    ainda é alvo de reclamações de motoristas por conta das suas condições.Na maior parte do trecho, onde tem pista simples, encontram-se buracos, acostamentos de terra e uma grande quantidade de caminhões trafegando.
Cerca de  60 mil veículos circulam por dia na Rodovia, segundo Departamento de Estradas e Rodagem (DER) de São Paulo. “A rodovia não é duplicada, tem muitos buracos, e tendo mais chuvas à noite, com isso os carreteiros não respeitam”, declara Edivan Faustino da Silva, motorista de ônibus.
 Para o motorista de van Noel Carnelos, “o preço do  pedágio se torna abusivo, pela pista não ser duplicada, e não oferecer segurança”. Na rodovia há duas praças de pedágio. No Km 109 próximo a cidade de Elias Fausto   o valor é de 2,40 centavos e na praça do KM 106 custa 3,60 centavos.
motorista de onibus edivan
Edivan comenta os perigos da rodovia - Foto: Cris Dani. 


Atualmente a pista encontra-se com obras, com lentidões em partes do trecho em horas de pico, já a  concessionária Rodovias do Tietê informou ainda que "estão em andamento as obras de duplicação da Rodovia do Açúcar (SP-308) entre o quilômetro 141 (mais 41 metros) ao quilômetro 153 (mais 500 metros)". O investimento é de mais de R$ 24 milhões.
Com a implantação de dois dispositivos, sendo um no quilômetro 145 (mais 700 metros) e outro no quilômetro 149 (mais 900 metros). Na sequência será duplicado o trecho entre o quilômetro 127 e o 141 (mais 410 metros). 
Também criará  a construção dos Contornos de Piracicaba e de Maristela.
Agora, a SP-308 – que liga a cidade de Piracicaba (SP) a Salto (SP) – tem 27,1 quilômetros duplicados. Até abril de 2015, serão 34,9 quilômetros de pistas duplicadas em um total de 59,8 quilômetros de extensão, de acordo com informações da concessionária.
 Segundo a Concessionária Rodovias do Tiete que administra a rodovia,as obras da duplicação da rodovia começou em Novembro de 2011 e devem ser concluídas até 30 de maio de 2014,no trecho Rio das pedras e Capivari e para o trecho Capivari-Salto,o prazo final é 2019.
A segurança nos veículos é um fator que incomoda o estudante da Unimep, Henrique Tarijon. “É uma pista cheia de caminhões,com ultrapassagens perigosas e não me sinto seguro”, explica .
No entanto a Rodovia do Açúcar, já foi alvo de muitos acidentes envolvendo muitas mortes, em trechos das cidades: Salto, Rio Claro, Piracicaba entre outros. Com a concessão da empresa Rodovias do Tietê, uma empresa copetente e que desde 2009 administra a rodovia e vem mostrando serviço para melhorias na rodovia,  como: recapeamento e trecho duplo.


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